Library of Ourselves é um projeto desenvolvido por BeAnotherLab. Através de filmes pré gravados de realidade virtual, o projeto utiliza o sistema do The Machine to Be Another para apresentar e colocar o usuário na realidade de outra pessoa. Os filmes de realidade virtual apresentam narrativas que são apresentadas através de estações físicas distribuídas pelo mundo. Cada estação conta com uma problemática diferente, condizente com a realidade do local escolhido. Até então, o projeto conta com 12 experiências ao redor do mundo, tratando de assuntos como: violência policial, xenofobia, racismo, imigração, gênero, entre outros.
O projeto chama atenção pela proposta de se colocar na pele de outra pessoa e, através de narrativas interativas, fazer o usuário sentir o mesmo sentimento que o protagonista do filme. Apresentando ao usuário diferentes realidade, o projeto tem como objetivo evitar que o usuário perpetue comportamentos negativos à sociedade, gerando assim, através da empatia, um mundo mais pacífico.
Library of Ourselves pode ser considerado uma expansão do The Machine to Be Another. O TMBA utiliza um sistema de realidade virtual que permite que o usuário veja o mundo através dos olhos de outra pessoa e essa outra pessoa veja o mundo através dos seus olhos. Enquanto você usa a VR, o sistema grava o que seria o seu ponto de vista e passa pra outra pessoa, trocando os pontos de vista e criando uma ilusão visual, onde os usuários realmente sentem ser outra pessoa.
Já o Library of Ourselves utilizou esse sistema de VR para apresentar narrativas em primeira pessoa. Além disso, equanto uma pessoa está assistindo, outra pessoa auxilia na imersão, entregando objetos para o usuário simultâneamente a entrega de objetos na narrativa. O projeto por si só não é tão complexo, a realidade virtual trabalha com a imersão visual e a ilusão criada pelo tato é feita de maneira externa, com outras pessoas completando a experiência. Eu acredito que o potencial desse projeto é gigantesco, mas para que ele tenha um impacto significativo ele precisa ser acessível para a maior parte do mundo. Para isso é necessário que a experiência seja independente, onde o tato da imersão não precise de um agente externo auxiliando.
Luva HaptX
Para isso é necessário a integração com algum sistema sensorial como a luva HaptX, que simula o tato quando o usuário toca outro objeto, criando uma força contrária a sua simulando sólidos. Por enquanto sistemas como essa luva são acessíveis para a maior parte da população, então é necessário tempo para que as tecnologia avance naturalmente e o preço caia, mas a realidade virtual pode ser integrada com sistemas que usam celulares.
Além disso apesar da ilusão sensorial que o projeto causa, a imersão ainda poderia ser bem maior caso outros sentidos fossem atingidos, como o olfato e paladar. O olfato pode ser suprido com a integração com outro sistema de realidade virtual.
Máscara VR FeelReal
O FeelReal é um projeto que além de incluir o olfato, incluir a sensação de calor, vento, vibração e umidade. Isso ajudaria a aumentar a imersão dos usuários e dar mais opções para os desenvolvedores de narrativa.
Comments